quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Entrevista - Marcelo Souto


Olá a todos. Hoje começamos com uma série de postagens na qual entrevistamos alguns jogadores brasileiros. Nessa primeira ediçao o entrevistado será o Marcelo Souto, que ajuda o poker nacional sendo administrador dos portais PokerDicas.com e e Afiliados do Poker Online.

Fale um pouco sobre voce marcelo

Olá. Sou médico, atuo na área de Medicina Legal-Pericial. Tenho 31 anos. Sou webdesigner e trabalho com otimização de sites nas horas vagas.


Tem algum hobbie off poker ?
Considero o site Poker Dicas como meu maior hobbie, não vejo como trabalho de forma alguma. Quando sobra algum tempo eu curto muito cinema, alguns seriados de TV e Vídeo-Games.

Como foi seu inicio no poker online e o que vc joga ?
Meu início no Poker ocorreu em 2006. Eu jogava o jogo de cartas Magic The Gathering online, e percebi alguns profissionais deste jogo migrando para o poker. Criei uma conta no Party Poker na época, e nunca mais joguei Magic :D

No começo, eu depositei cerca de $50 e comecei jogando Sit and Gos de $3 ou $6: ótima gestão de bankroll, não é? kkkkk Quando minha banca chegou a $20 percebi que o jgoo não era tão fácil como parecia, e comecei a procurar conteúdo. Parece brincadeira, mas há quatro anos as fontes de informação de qualidade eram escassas. Meu primeiro livro foi o livro preto do Phil Gordon, e alguns artigos na Internet.

Em 2008 conheci o pot limit omaha e gostei muito da modalidade. Teve uma época em que eu era regular dos torneios de $11 e $16 de PLO no Stars, com resultados significativos. Mais atualmente, jogo esporadicamente PLO10 e PLO25, com lucro porém nada importante.

Voce é um jogador mais agressivo ou mais seguro/tight
Nem um nem outro :) Tô brincando, eu tento ao máximo me adaptar à mesa, normalmente não tenho um plano pré-determinado.

Já bateu algum torneio grande ? Qual seu melhor resultado
Meus melhores resultados foram um 2º lugar e um 3º lugar em torneios PLO de $17. Mas o momento mais marcante foi quando eliminei Johnny Chan em um torneio promocional, e ganhei $100 por isso. Era um torneio só para afiliados, no lançamento da sala de poker Chan Poker (que não existe mais). Na mão em questão Chan fez raise all-in com KJ (ele estava short), eu fiz re-raise com 33 e um terceiro jogador voltou por cima. Paguei e me surpreendi com KK na mão do vilão. Mas fiz igual Joe Cada e trinquei no flop, ficando com muitas fichas e o bounty de Johnny Chan.

Quando eu emprestei o filme Rounders para meu pai e falei que eliminei o Chan (que aparece no filme), ele ficou todo orgulhoso, deve ter imaginado que seu filho era um prodígio do poker hahahahaha

Como é seu dia em relaçao ao poker (horario q joga, tempo dedicado ao forum)
Mais ou menos bagunçado. No meu emprego atual eu trabalho durante todo o dia. Durante folgas do trabalho frequento o fórum e respondo e-mails. À noite procuro me dedicar mais, mas tenho jogado muito pouco ultimamente por estar trabalhando em um projeto off-poker inadiável. Pretendo me dedicar mais em breve e voltar a jogar cash, um desafio para mim.

Em que players voce procura se espelhar ? Algum motivo especial ?
Eu acho que nenhum jogador é perfeito, mas posso citar características de alguns que considero excelentes jogadores. Gosto muito do que escreve Phil Gordon em seus livros, foi muito importante para criar uma base teórica. Gus Hansen, apesar de ter uma fama de maniac encara o jogo de uma forma bem interessante, e é uma dos jogadores mais focados numa mesa de poker que você irá encontrar. O livro dele "Every Hand Revealed" para mim virou clássico. Respeito muito os profissionais brasileiros também, mas não os assisti jogar o suficiente para opinar sobre o estilo de jogo deles.

Acho que as pessoas criam idéias sobre os jogadores baseando-se em vídeos na internet ou entrevistas e acho isso um grande erro. Exemplos: você assiste uns suckouts do Durr e o considera sortudo. Assiste umas leituras do Negreanu e o considera um Deus do poker. Acho que você só pode ter uma idéia real do perfil de cada um se jogar com eles ou assistir muitos jogos deles.

Como surgiu o PokerDicas e o Afiliado do Poker ?
Com pouco tempo de poker comecei a me interessar por ser afiliado, por já gostar de webdesign e Internet. Na época montei alguns sites péssimos em inglês, e fui aprendendo com meus erros.

Em 2008 achei que já tinha know-how para montar um portal de poker em língua portuguesa, e me dediquei muito a esse projeto, aplicando alguns conceitos que tinha aprendido, leituras que fiz, e idéias. O fórum surgiu quase que junto com o site, e tive a felicidade de conhecer pessoas que pensavam na mesma linha que eu, e que me ajudaram a construir o portal e o fórum (não vou citar pois com certeza farei alguma injustiça por esquecer de alguém).

Eu acho que o principal motivo para o sucesso do site é o respeito que temos com os usuários. Em decorrência deste respeito, sempre evitei exagerar no número de banners, sempre tratei os novatos sem qualquer preconceito e procurei anunciar promoções de qualidade, e não somente a busca pelo lucro. Acho que neste ponto que 90% dos donos de site de poker erram. Esquecem do usuário e só pensam nas comissões.

O projeto afiliadospokeronline.com ainda está começando, mas será um ponto de encontro para quem deseja entrar neste mercado. Pode saber que vou criar muito conteúdo de qualidade sobre esse assunto. Vai ter muito afiliado torcendo o nariz quando ler alguns segredinhos que vou postar lá.
Como foi o início do PokerDicas.com ? Voce tem muito trabalho com esse portal ?
O início eu comentei ai em cima. Quanto ao trabalho, é demais mesmo, e se não fosse a colaboração de algumas pessoas acho que teria surtado :) A grande vantagem é que considero esse trabalho um hobbie. E não há nada que pague ler as pessoas agradecendo pelo site, ou divulgando vitórias. É muito legal.
Voçe usa algum software pra te auxiliar no jogo ou vai na raça mesmo ?
Uso o Holdem Manager quando estou jogando seriamente. Se jogo só por diversão, às vezes nem ligo o programa.

Tem planos para o futuro em relaçao ao poker ? Qual sua previsao para o poker nacional nos proximos anos ?
Meus planos são me dedicar ainda mais ao site, mantendo a qualidade mesmo com o grande número de usuários. Também tentarei jogar mais poker, principalmente cash. Quem sabe jogar alguns torneios grandes, pois imagino que isso deve ser ótimo.

Minha previsão é que o Brasil se torne o segundo país no mundo do poker, pelo menos em número de jogadores. Algumas pesquisas apontam para isto. À medida que se popularizar ainda mais, o assunto poker vai acabar chegando aos políticos, e teremos uma grande batalha pela frente para evitar que preconceitos atrapalhem o futuro do esporte no Brasil.

Se pudesse dar apenas uma dica pra quem a começando, qual dica seria ??
Pergunta difícil heim? Já que só pode uma, eu diria: "leia muito sobre gestão de bankroll. Quem aplica esta gestão de forma correta NUNCA vai quebrar"

Marcelo, Obrigado pela entrevista, continue sempre dando apoio para o poker nacional e ensinando novos jogadores.
Eu que agradeço pela honra de ser entrevistado. Mando um abraço aos leitores deste blog e a todos os membros do Poker Dicas, pois eles são os principais responsáveis pela qualidade do portal.

3 comentários:

JacK JoKKer,  25 de fevereiro de 2010 às 10:23  

Poxa.. imaginava o Marcelo completamente diferente.. pensei até que era um mininão.. talvez pela humildade dele em lidar com (nós) os mais novos.. Excelente entrevista.. e parabéns ao blog pela regularidade no número de posts =D

Fabiano Petrillo 25 de fevereiro de 2010 às 10:23  

Grande galera do Aces Broken!

Parabéns Marcelo pela entrevista! Você está construindo a história do poker brasileiro!!

Marcelo "Savio" 26 de fevereiro de 2010 às 10:26  

Ótima entrevista e o blog ficou muito bacana Cebola e dieison.. Parabéns!!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que seguem as seguintes regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter uma relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários nos seus comentários;
- Se quiser deixar sua URL, use a opção do OpenID;

OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO