segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tradução: ESPERE!


Resolvi fazer uma tradução de um artigo bem interessante que eu li no 2+2. Quem quiser ver o original está aqui The 2+2 Forum Archives: WAIT! .

ESPERE!

Eu estava pensando qual tipo de conselho eu poderia dar para jogadores de micro-limits, que ajudaria realmente alguém a jogar melhor, e eu tive uma idéia. Deixe-me apresentar uma mão em questão.

Imaginary Poker No-Limit Hold'em, (6 handed) Hand History Converter Tool from FlopTurnRiver.com (Format: 2+2 Forums)

CO ($78.49)
Button ($27.50)
SB ($144.59)
Hero ($50)
UTG ($49.25)
MP ($51.90)

Preflop: Hero is BB with 8d, 7s. SB posts a blind of $0.25.
2 folds, CO calls $0.50, Button calls $0.50, SB (poster) completes, Hero checks.

Flop: ($2) 8c, 7d, Qc (4 players)
SB checks, Hero bets $1.5, CO raises to $77.99 (all-in), two folds, Hero...?



O que o Hero deveria fazer nesta situação? Ele tem dois pares num pote sem raises, contra um raise muito grande. A escolha do Hero é obvia: ele deveria...

ESPERE!



Tem um monte de informação para se avaliar nas mesas de poker. No jogo ao vivo, tem as leituras físicas. No jogo online, tem as estatísticas dos softwares para nos ajudar a analisar isto. Se você possui um HUD, você terá uma dúzia de informações em suas mãos, use isto. Mas antes de usar isto, você de ESPERAR! Somente 0,5% das mãos que você joga serão pelo stack inteiro: se você tomar boas decisões nessas pequenas frações de mãos, você estará bem à frente em termos de BB100 winrate. Pense nisto: se só uma vez a cada mil mãos você transformar uma perda do seu stack em um fold de -10BBs, você vai estar à frente, vamos dizer 80BBs na média, o que significa em winrate 8BB100 a mais. Isto é assustadoramente um grande aumento da sua winrate, tudo por ter feito uma sábia decisão extra a cada 12 horas de jogo.
Então... ESPERE! Você tem tempo—o use. Muitas vezes, nos voamos no piloto automático. All-in, call! All-in, fold! Move, move, move, decidir e seguir em frente, atirar e esquecer, vai, vai vai! Em vez disso, quando você estiver de frente com uma decisão por todas suas fichas, ESPERE. Use seu tempo.

Instaclick—mas no sua database do HUD. Releia suas anotações do vilão. Confira as stats dele. Procure quantas vezes ele ganhou quando deu check-raises no turn, ou quão frequentemente ele ganhou no showdown, ou quão agressivo ele é no river, ou quão frequentemente ele dá raise pré-flop, ou o que você tem. Pegue toda esta informação que você tem deste jogador, e eletronicamente olhe ele nos olhos.

Então, pense sobre sua mão: Você tem o nuts? Você tem um draw sólido?

Pense na matemática: quais são as odds que você tem para acertar até o river? e quais as odds que este pot lhe oferece? É uma move +EV?

Pense na sua imagem na mesa: você tem jogado loose? Poderia seu oponente estar lhe colocando num bluff? Você tem jogado weak-tight, então ele pensa que pode fazer você foldar? Sua mão é visivelmente melhor do que sua imagem na mesa implica? Poderia seu oponente racionalmente acreditar que você foldaria para esta aposta?

Pense nesta mão: lembre do histórico de apostas até agora, o que seu oponente estaria segurando? (NOTA: não “o que você realmente espera que ele tenha?” mas “ o que ele provavelmente tem?”) PODERIA ele estar num draw? Como ele joga o nuts? Dado o modo como foi jogado a mão, isto realmente poderia ser um blefe? Eu estou verdadeiramente na frente?

Pense no seu estado emocional: por que eu quero dar call nesse push? É por que eu realmente sinto que estou na frente? É por que eu estou prá trás e preciso de grandes pots para recuperar? É por que eu odeio esse idiota e quero punir ele por não foldar? É por que eu estou entediado, e preciso que algo excitante aconteça? É por que eu tenho um feeling? É por que as “ cartas estão vindo e eu vou acertar”?Tenha certeza que você está dando call por ser +EV, sem emoções envolvidas. Alternativamente, pergunte-se porque você está foldando esta mão? É por que você realmente está batido? É por que você está desconfortável com grandes apostas, e você prefere jogar mais seguro? É por que você vem sendo batido o dia inteiro, e esta convencido de que seu oponente tem um improvável monstro? É por que este oponente em particular jamais faria estes movimentos sem ter uma verdadeira mão forte? Tenha certeza que você está foldando por lógica e razões +EV também.

Na maioria das vezes, nós podemos dar instaclick na nossa jornada pelo poker. Muitas decisões são rotina, todas entediantes. Nós nos acostumamos a fazer rápidas decisões e movimentos sem um segundo pensamento. Contudo, a cada duzentas mãos, uma GRANDE decisão vem junto, e é uma decisão difícil. Quando isto acontece, faça a coisa +EV possível que você pode fazer:

ESPERE.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que seguem as seguintes regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter uma relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários nos seus comentários;
- Se quiser deixar sua URL, use a opção do OpenID;

OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO